O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado em 21 de fevereiro.

A data foi proclamada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura no dia 17 de novembro de 1999 e, desde 21 de fevereiro de 2000 é relembrada internacionalmente com o objetivo de promover a diversidade linguístico-cultural e o multilinguismo.

O Dia Internacional da Língua Materna tem sua origem no ano de 1952, quando, nessa data, estudantes que protestavam pelo reconhecimento de sua língua materna _ o bengali  _como uma das duas línguas nacionais do Paquistão, foram mortos por policiais em Dhaka, a capital da atual Bangladesh.  

O início do confronto se deu em uma reunião pública realizada em 1948, na qual o então general do Paquistão declarou que a língua Urdu seria a única língua para o oeste e Paquistão do leste. A decisão ignorava o fato de que metade da população falava uma língua diferente. A população do Paquistão do Leste (atual Bangladesh), discordando dessa Política Linguística, iniciou uma série de protestos em busca do reconhecimento de sua língua. Os protestos culminaram na morte dos estudantes no dia 21 de fevereiro de 1952, por policiais que abriram fogo no local.

Embora o dia 21 de fevereiro remonte ao triste incidente ocorrido em Bangladesh, em diversos países, é possível encontrar exemplos de ações sobre as línguas que culminam no desaparecimento de muitas delas, sendo algumas dessas ações tão violentas que podem resultar na exclusão e na desigualdade entre povos de línguas diferentes.

Por esse motivo, a origem do Dia da Língua Materna reafirma o lugar das línguas como elementos constitutivos e constituintes da identidade dos povos, e não somente como instrumentos de comunicação. Desse modo, esse dia visa a enfatizar a importância de salvaguardar e proteger as línguas como patrimônios de povos e culturas, bem como de promover o multilinguismo como patrimônio da humanidade.

Trata-se de estratégias para fomentar a diversidade e de buscar a interação, o respeito, o diálogo e a solidariedade.

Mais informações sobre a data, acesse o site da UNESCO: AQUI.